Mostardeiro 333 sala 801

Seg - Sex: 08h - 19h

Mostardeiro 333 sala 801

51.3395.1229

51.3508.7730

51. 9 9870.6525

Seg - Sex: 08h - 19h

Oftalmopediatria

A oftalmopediatria é a área da oftalmologia dedicada especialmente ao cuidado da saúde ocular da criança e adolescente. O sistema visual da criança amadurece durante a primeira década de vida, sendo o período mais crítico os primeiros 18 meses. O cérebro necessita de um estímulo visual perfeito para que o olho da criança aprenda a enxergar corretamente. Em função disso, a avaliação oftalmológica deve ser iniciada logo nos primeiros dias de nascimento com o “teste do olhinho”.

Segundo o consenso da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, o exame oftalmológico completo por um oftalmologista deve se dar entre os 6 e 12 meses com a inspeção dos olhos e anexos, avaliação da função visual (exame de fixação e seguimento monocular), avaliação da motilidade e alinhamento ocular (testes de cobertura simples e alternada), refração cicloplegiada e avaliação do fundo de olho dilatado. A mesma avaliação deve se dar de 3 aos 5 anos (idealmente 3 anos).

Com o desenvolvimento das tecnologias e o aumento do tempo que passamos em frente às telas, a Organização Mundial da Saúde apontou a miopia como a doença do século; e isso já uma realidade: hoje, 20% das crianças em idade escolar já apresentam sintomas dos erros de refração, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Além dos erros refracionais (miopia, astigmatismo e hipermetropia), o exame com o oftalmologista avalia a presença de estrabismo, ambliopia (olho fraco), catarata, malformações congênitas e tumores, como o retinoblastoma. Portanto, além de prevenir a cegueira, essa avaliação precoce também pode salvar uma vida.

  • Ensine-o bons hábitos de higiene: Procure ensinar as crianças a não levarem as mãos aos olhos, pois esse hábito pode trazer bactérias e outros agentes prejudiciais, ou, ainda, subtâncias que podem arranhar ou machucar a retina.
  • Descanse os olhos! Manter os olhos em telas como as dos smartphones, computadores e videogames provoca cansaço visual. Ensine-os a focar o olhar no horizonte, mudando o foco da visão a cada 20 minutos para preservar a visão.
  • Crie hábitos de segurança: Incentive-os a utilizar aparelhos de proteção, como óculos, ao praticar esportes ou ao aparar o gramado.
  • Ensine-o a proteger-se do sol: Os óculos de sol são capazes de bloquear até 99% dos raios UVA e UVB. Crie o hábito de utilizá-los tanto na praia quanto na cidade!
  • Faça exames rotineiros!
Como podemos ajudar?
Entrar em Contato!