Mostardeiro 333 sala 801

Seg - Sex: 08h - 19h

Mostardeiro 333 sala 801

51.3395.1229

51.3508.7730

51. 9 9870.6525

Seg - Sex: 08h - 19h

Erros de Refração

Erro de refração, também conhecido como ametropia, é um defeito de visão decorrente da focalização inadequada da imagem que chega à retina. A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 153 milhões de pessoas no mundo sofrem de algum tipo de ametropia. Os tipos mais comuns  são a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia.

O principal sintoma é o borramento da visão para longe e/ou para perto. Algumas vezes, o trabalho excessivo da musculatura ocular pode causar dor de cabeça.

O tratamento para os erros de refração envolvem o uso de óculos de grau ou de lentes de contato, além da possibilidade do tratamento definitivo com a Cirurgia Refrativa.

Conheça os tipos de erros refrativos:

Quando os raios de luz são focalizados à frente da retina devido à curvatura da córnea ou cumprimento do eixo ocular. Sem tratamento, o paciente apresenta dificuldade de enxergar imagens distantes, percebendo-as “borradas”, turvas; de perto, os objetos pode ser visto com mais nitidez. Para corrigir esta condição, utiliza-se lentes côncavas.

Ocorre devido a focalização na parte de atrás da retina. Normalmente, acontece porque a córnea apresenta formato plano ou o comprimento axial do globo ocular é curto. Pacientes observam – tanto para objetos próximos quanto distantes – as imagens desfocadas. Para a correção dessa divergência refrativa, utiliza-se lentes convexas. 

Os pacientes apresentam uma curvatura variável da córnea ou cristalino, fazendo com que os raios de luz de diferentes orientações incidam em pontos diferentes do olho. Para corrigir o astigmatismo, lentes cilíndricas são utilizadas. As lentes cilíndricas não têm poder refrativo em um dos eixos e são côncavas ou convexas no outro eixo.

O cristalino é estrutura ocular que se molda conforme as necessidades do olho, e, nesta condição, o cristalino perde capacidade de mudar sua forma e impede a focalização de objetos que estão próximos aos olhos. Essa condição é mais presente em pacientes acima dos 40 anos e o tratamento utilizado é o uso de lentes convexas. Pode-se confeccionar óculos separados para longe ou para perto ou fundir as lentes para perto e para longe no mesmo óculos, os chamados óculos bifocais ou multifocais.

erros-de-refracao
Como podemos ajudar?
Entrar em Contato!