Mostardeiro 333 sala 801

Seg - Sex: 08h - 19h

Mostardeiro 333 sala 801

51.3395.1229

51.3508.7730

51. 9 9870.6525

Seg - Sex: 08h - 19h

EXAMES REALIZADOS

Também conhecida como auto-refração, permite aferir, de modo automatizado, o grau (miopia, astigmatismo, hipermetropia) aproximado do paciente. No entanto, não exclui a necessidade do exame de refração pelo oftalmologista, onde o paciente deve informar o conjunto de lentes que lhe oferece a visão mais nítida.

Tonometria de aplanação de Goldmann é tido como o método mais acurado para a mensuração da pressão ocular. O instrumento mais utilizado é o tonômetro de Goldmann acoplado à lâmpada de fenda. Já o tonômetro de Perkins utiliza o mesmo princípio da tonometria de Goldmann, porem apresenta vantagens por ser portátil e provido de um sistema de contrapeso que permite medir a PIO em várias posições.

A Campimetria Computadorizada é utilizada para detectar e quantificar anormalidades no campo visual e escotomas (áreas com pouca ou ausência de visão). É indicado no diagnóstico e acompanhamento de pacientes com glaucoma, em doenças neuro-oftalmológicas e em algumas doenças retinianas.

O exame é indolor, e consiste na apresentação de estímulos luminosos de diferentes tamanho e intensidade em diferentes regiões do campo de visão, para que sejam percebidos pelo paciente. O tempo varia da estratégia utilizada, durando em média de 10 a 20 minutos.

O exame de paquimetria ocular permite medir a espessura da córnea. É indicado na propedêutica do glaucoma, no pré-operatório de cirurgias refrativas e da catarata, no ceratocone, e no diagnóstico ou acompanhamento de edema de córnea.

A Topografia computadorizada corneana é o exame que faz a avaliação da curvatura anterior da córnea e realiza o mapeamento topográfico utilizando o reflexo digitalizado de anéis concêntricos luminosos (anéis de Plácido). É indicada para o acompanhamento ou diagnóstico de doenças na córnea, como o Ceratocone, na adaptação de lentes de contato, bem como no pré operatório de cirurgias de catarata e refrativa.

Este exame verifica a densidade das células presentes na camada mais profunda da córnea, o endotélio corneano, bem como seu formato e tamanho, a fim de avaliar se estas células permanecem saudáveis. É um procedimento não invasivo e indolor, e é recomendado para pacientes na fase pré-operatória  de cirurgias, principalmente de catarata, e em doenças que afetam o endotélio corneano, como a distrofia endotelial de Fuchs.

A ecobiometria é o exame que mede o comprimento axial do olho considerando o tempo que os ecos emitidos pela sonda necessitam para ultrapassar as interfaces da córnea à retina e retornarem à sonda. É o exame fundamental para o cálculo do grau da lente intraocular utilizada na cirurgia de catarata e no acompanhamento da progressão  das miopias.

Exame que permite, através da dilatação de pupilas, a visualização da retina e sua periferia, nervo óptico e humor vítreo. Faz parte do primeiro exame oftalmológico. Permite diagnosticar e acompanhar inúmeras patologias, tais como:

 

- Retinopatia diabética e hipertensiva

- Glaucoma

- Degeneracões e distrofias retinianas

- Alta miopia

- Lesões na periferia da retina predisponentes ao descolamento de retina

- Uveítes

- Pré e pós operatório de cirurgia de catarata e refrativa .

- Descolamento do Humor Vítreo

O exame consiste em fotografar e documentar áreas da retina e do nervo óptico, possibilitando o  acompanhamento de  lesões e doenças que acometem essas estruturas , tais como a  retinopatia diabética, a retinopatia hipertensiva, as degenerações retinianas, o glaucoma, e as uveítes. O procedimento é indolor e demora alguns minutos; pode ser realizado sem ou com a dilatação de pupilas.

Este exame é praticamente igual a retinografia, a diferença é que a fotografia é focada na papila (nervo óptico) e geralmente feita em maior aumento. Utilizada principalmente para o diagnóstico e acompanhamento do glaucoma, onde ocorre um aumento progressivo da escavação do nervo óptico.

Como podemos ajudar?
Entrar em Contato!